Olá,
De volta aos posts, e é claro que teria que abrir o blog com falando um pouco do trabalho que escolhi como profissão, a Enfermagem, que é o ato de cuidar, e o Ser Mãe, o que dá todo sentido para minha vida. Tanto em uma quanto em outra realizo atos que me completam por inteiro: cuidar, apoiar, orientar e auxiliar, tanto com meus pequenos (que me ensinam muito a cada dia), quanto mães e pais no processo de gestar e maternar, e por isso hoje quero conversar um pouco sobre o pós-parto, a atenção e a preparação que este momento necessita.
Esse é o objetivo da consultoria de pós parto, com foco voltado para a mãe, o recém nascido, família e em especial a amamentação.
É o trabalho que amo de paixão! Ele consiste em apoio, suporte, orientação e informação de tudo o que acontece após a transição de gestante para puérpera, e o que acontece imediatamente após o parto. Na verdade nos preparamos para engravidar, e durante a gestação nos preparamos para a hora do parto. Depois quando estamos com bebê nos braços são tantas as informações, as necessidades as preocupações que é importante também dar um olhar especial ao que acontece depois do nascimento.
- O que acontece?
- O que tenho que fazer?
Esse é o papel da minha consultoria.
Preparar a mulher, se possível ainda na gestação, para todos os eventos que acontecem no pós-parto. Preparar o corpo e a mente para eventos que seguem o nascimento, as alterações do corpo e das emoções, a nova realidade, o processo de amamentar e o cuidado com a mãe e seu bebê.
E não acaba por aí...
Nosso trabalho continua e se fortalece com o nascimento. Onde tudo que foi conversado começa a ser vivenciado, e na prática as dúvidas surgem misturadas a angústia, medos e sensações de incapacidade por ter em seu cuidado o maior tesouro de sua vida.
Fases que damos atenção durante os trabalho:
1- Gestação : orientação, apoio e auxilio da gestante na preparação do corpo e mente para o pós-parto;
2- Puerpério : atendimento no pós-parto imediato, para orientação das primeiras dúvidas, apoio e incentivo para a amamentação, cuidado da mãe e do bebê ;
3- Apojadura (descida do leite): Auxílio no processo de amamentação, ordenha, cuidados voltados para a prevenção de ingurgitamento, fissuras, mastites. Orientações gerais relacionados ao puerpério e cuidados com bebê (coto, banho, teste pezinho, sono e repouso...);
4- Atendimentos conforme necessidade/demanda: continuidade do trabalho de puerpério, auxílio, apoio e orientação nas dificuldades relacionadas a amamentação, amamentação de gemelar, retorno ao trabalho, início da inclusão de alimentos na dieta das crianças....
Nosso objetivo é desenvolver junto a família os cuidados/rotinas no cuidado desse novo ser. É apoiar, dar segurança, auxiliar no processo de segurança e empoderamento da mãe. É fazer que a mesma perceba e sinta a capacidade que toda mulher tem de cuidar de seu filho, de saber e fazer para ele tudo que há de melhor. Sem se deixar levar pelas influências externas, mitos e crenças.
Algumas das vantagens/benefícios que nosso acompanhamento poderá trazer:
- Diminuir o desmame precoce;
- Diminuir as chances de depressão pós parto;
- Diminuir o número de lesões nas mamas(fissuras e ingurgitamento);
- Aumentar o empoderamento da mãe;
- Aumentar o vínculo da mãe com seu bebê;
- Aumentar a segurança da mãe em sua capacidade de maternar;
- Diminuir o uso de chupetas e mamadeiras;
- Aumentar a qualidade de vida e saúde da mãe, seu bebê e sua família.
"Toda mãe pode amamentar seu filho, se tiver serenidade, segurança e apoio. Não se deixe influenciar por mitos e crenças. Principalmente se entregue a esse momento único(mãe e Filho), entrega completa" Carina Janesch
Qualquer dúvida é só entrar em contato: carina.janesch@gmail.com
Deixe seus comentários e mensagens, compartilhe suas histórias.
Aproveite todo seu momento com seu bebê.
Abraços
Carina De Luca Janesch
0 comentários:
Postar um comentário