Depois do nascimento do bebê acontece um tempinho de isolamento social. Apesar das visitas em casa , que na verdade podem acabar deixando os pais um pouco incomodados , pois ainda estão em processo de se adaptar ao ritmo da nova rotina ou melhor da rotina do bebê em sua nova vida.
|
Fonte Imagem: Google |
Após os dois primeiros meses mais turbulentos, a família já está incorporando a nova rotina, e então inicia outra fase, voltar a sair de casa, e não só para ir ao pediatra, mas passear, tomar um sorvete, visitar os familiares,... levando seu bebê a descobrir a vida fora de casa.
Quando e quais os cuidados que devo ter para me aventurar nesses passeios? Na verdade não existem muitas regras. O cuidado da escolha do momento certo, além da adaptação da nova rotina, é principalmente o cuidado ao risco da criança pegar alguma infecção, pois ainda é um bebê, e está em processo de fortalecimento da sua imunidade (proteção).
Então vamos lá:
1- Começar a pensar em sair após a criança completar 3 à 4 meses:
Os primeiros passeios devem de preferência ser saídas para casa dos familiares ou saídas ao ar livre, onde existam um número baixo de aglomerações:
- Seu ritmo/rotina já está mais organizado;
- A criança está percebendo e interagindo com as pessoas e com tudo que acontece a sua volta;
- Ela está na fase de começar a descobrir: cores, formas, cheiros, sons, pessoas,...
- Já recebeu as primeiras proteções imunológicas(vacinas);
- Já apendeu e se acostumou a amamentação/alimentação;
- Os pais já consegue,m perceber e entender o que seu filho tem , quer e precisa.
2- Cuidar do horário para estas saídas, de preferência para o período da tarde, para não atrapalhar a rotina do bebê do sono/repouso e alimentação além do cuidado à exposição ao sol;
3- Período das saídas, é importante não ficar muito tempo longe de casa, do seu espaço. Ir aumentando gradativamente o tempo fora de casa;
4- Dar preferências para locais abertos, mais arejados;
5- Evitar locais com muitas aglomerações (shopping, supermercados), se for essa uma opção procurar ir em horários de menos tumulto;
6- Ao retornar cuidar da higiene, mãos, rosto e roupas;
7- Preparação dos pais, O que é isso? Sim essa preparação é importante, pois principalmente no inicio a criança pode ficar mais agitada, irritada devido o cansaço e consequentemente mais chorosa, podendo interferir no seu rimo da noite. Os pais devem estar preparados para conseguirem lidar com essas situações e não terminar o passeio com uma situação estressante para todos.
Não se esqueça de ainda de organizar:
|
Fonte Imagem: Google |
- A bolsa do bebe(roupas tanto para frio, como para calor);
- Levar o bebe conforto que serve como proteção (barreira);
- Carrinho (se for o caso de uma caminhada e que a criança possa vir a dormir);
- Sling ou Canguru.
Pronto!
Agora é só se aventurar junto com seu filho desvendando a vida fora de casa, sempre com bom senso de saber o que é melhor para seu filho e você em cada momento.
Abraços
Carina.
0 comentários:
Postar um comentário